O dia do Planeta Terra, Pare, Pense, Preserve!
Todas as pessoas fazem aniversário, todos comemoram, se divertem, ganham presentes. Hoje é o dia do Planeta Terra, nossa casa, será que ele pode comemorar seu “aniversário” com a alegria?
Concerteza não, pois os seus habitantes (homem), os maiores beneficiados por todos os recursos que ele nos oferece, são inexcrupulosos, agem de forma egoísta, suja.
Por que em nossas casas não deixamos lixo na sala? Por que o nosso esgoto não se acumula na cozinha?
O ser humano pensa em uma escala mínima, não mais que “5 metros” ao seu redor, esquece que o planeta é o nosso lar primordial, nossa casa maior. Preservar ? Isto até parece conversa de ecologista. Tanto tem se falado neste assunto, mas nossa mente continua inerte, e achamos que isso é coisa para o futuro. O nosso futuro construímos agora, já são evidentes as conseqüências de anos de destruição e uso desornado dos recursos naturais, o sofrimento com as mudanças climáticas já se tornou realidade e por sinal muito cruel.
A Amazônia pede socorro, “Há e o desenvolvimento do país?”; a soja e o gado invadem criminosamente a floresta, “Mas e as nossas exportações, nossa carne é a melhor, não podemos parar?”; os rios morrem, secam, estão imundos, “Mas a industrialização do país é importante para o crescimento econômico”; o ar imundo que respiramos nos faz adoecer, "Ah, o petróleo é a fonte energética do mundo, o seu lucro é indispensável". A busca pelo crescimento econômico é uma maquina mortífera, destruidora, sendo o lucro o principal objetivo, e o ambiente que se dane, depois as ONG’s o recuperam. Esse é o pensamento do nosso mundo capitalista, arrogante.
Devemos não só pensar, mas agir de forma a mudar toda esta situação, os pesquisadores mais pessimistas dizem não ter mais jeito, já é tarde, porém toda ação em pró do bem, da mudança para melhor é muito válida, e nós podemos mudar, quando o homem sai da inércia e busca coisas melhores, ele consegue, e os resultados são significantes e proveitosos, imagine isso em escala global.
Sustentabilidade, essa é a palavra de ordem do mundo atual. Viver de forma sustentável é agregar valores sem destruir, é consumir sem poluir, é economizar para preservar. Diz o ditado popular, “quem come e guarda, come duas vezes”, e a natureza é reciproca, cuide dela que ela cuidará de você!
Qual o nosso papel quanto ciclistas na preservação e recuperação do planeta?
Se pensarmos que a natureza é o nosso playground, já é um bom motivo para cuidarmos dela, mas quando pensamos que dela vem todo o nosso sustento, toda nossa vida e que nós somos a natureza, é mais do que nossa obrigação conservar com muito carinho, protegendo-a como uma mãe protege o filho.
Sem árvores, não teremos single track, os northshore não poderão ser construídos, as raízes não farão mais parte dos circuitos, os rios secarão e a nossa sede não será saciada. O dirt não poderá ser levantado, pois não existirá água para dar liga a terra e também ao cimento com qual se faz as pistas de Street.
Todos já ouviram várias dicas para preservação, economize água, não desperdice energia, reduza a emissão de CO2, recicle o lixo (muitos ainda não sabem o simples significado disto) etc.
Não somos “zumbis”, nós pensamos e temos consciência crítica e racional, então faça sua parte, cuide preserve, não seja um suicida, lute pela vida, cuide do planeta, comece hoje, agora, dando este presente a nossa Mãe Terra!
por: Péricles Andrade